Lendo menos e escrevendo mais

6 de abril de 2025 - Regiane Silva

Uma estante com vários livros.

Nos últimos meses, percebi uma mudança bonita e necessária na forma como me relaciono com os livros — tanto os que leio quanto os que escrevo.

Durante muito tempo, mantive um ritmo intenso de leitura: um livro por semana, religiosamente. E confesso, era uma delícia! Mergulhar em tantas histórias, descobrir novos autores, me emocionar com personagens… Mas, como tudo na vida, esse ritmo também começou a me pesar. Percebi que, na ânsia de ler mais, estava deixando de aproveitar a leitura como eu mais gosto: com calma, com pausa para reflexão, com tempo para saborear as palavras.

Hoje, leio dois livros por mês, e isso tem sido profundamente mais saudável para mim. Essa desaceleração não é por falta de vontade de ler — ao contrário! — mas porque tenho dedicado muito do meu tempo e da minha energia à escrita de uma nova história.

Sim! Estou escrevendo um livro novo, e estou tão feliz e animada com ele! Em breve, vou contar mais sobre essa história que tem aquecido meu coração e preenchido meus dias de criatividade. Por enquanto, posso dizer que escrever tem sido um reencontro com o que me move, com aquilo que me faz vibrar de verdade.

E, ao escrever mais, percebi que também comecei a ler com outro olhar. Mais presente. Mais sensível. Tenho gostado imensamente dessa nova fase de leituras mais lentas, mais profundas. Estou, no momento, lendo Emma, da maravilhosa Jane Austen — com seu humor afiado e personagens tão humanos — e também Walden, de Henry David Thoreau, um livro que tem me inspirado com sua simplicidade e contemplação da vida.

Tem sido um tempo de reconexão. Com a escrita, com a leitura e comigo mesma.

Às vezes, é necessário desacelerar para escutar melhor a nós mesmos — e às histórias que queremos contar.

Abaixo deixarei os vídeos em que conto mais sobre meu novo livro e as últimas leituras que fiz.

Mas conte nos comentários qual livro você leu nos últimos meses.

Postagem feita por:

Foto Regiane Silva Regiane Silva

Deixe um comentário para motivar a autora

Cancelar resposta?