Livro: O casamento;
Autor: Nicholas Sparks;
Editora: Arqueiro;
A primeira publicação foi em 2003
Páginas: 224
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.
Resenha:
Wilson e Jane completaram 29 anos de casados. Os três filhos adultos estavam com suas vidas feitas, e Wilson acreditava ter uma vida estável, pois o casal tinha uma casa bonita, o emprego dele era bem-sucedido, e tudo parecia estar onde deveria estar, uma vez que seu amor pela esposa só cresceu com o passar do tempo. Porém, ele se esqueceu do aniversário de casamento, 29 anos juntos, uma vida inteira. E isso mostrou a ele que nada estava estável como imaginava.
Ao perceber como foi negligente com sua esposa, não sendo o marido que ela esperava, Wilson resolve acatar os conselhos do sogro e colocar em prática seu pedido de desculpas. Ele planejou uma surpresa durante quase um ano para o aniversário de 30 anos deles. Aos poucos, dá um passo de cada vez, aquecendo o coração de Jane, se tornando o homem que deveria ter sido desde o início.
Arrependido por ter gastado seu tempo mais com o trabalho do que com a família, o medo de perder o amor de sua esposa era grande demais. Apesar da série de erros que ele cometeu no passado, ele tinha se decidido a mudar e fazer Jane o amar novamente.
Wilson é aquele homem que guarda os sentimentos para si. Ele acredita que nem tudo precisa ser dito, pois, na sua cabeça, todos já sabem o que ele sente pela família. Mas, gradualmente, ele vai aprendendo que as palavras precisam sair, ao perceber como a falta delas afetou seu relacionamento. É nítido como ele ainda ama Jane da mesma maneira que a amou quando jovem, e sua luta para fazer com ela volte a amá-lo da mesma forma é muito bonita.
Vemos um casal já com seus cinquenta anos, com uma rotina enraizada, mas aprendemos com eles que nem sempre a rotina é benéfica. Às vezes, surpreender o amor da sua vida com algo simples e pequeno, mas que vai tirar um sorriso ou até mudar os planos do resto do dia pode fazer a diferença na relação.
O esforço de Wilson só reforçou ainda mais seus sentimentos por Jane. A última coisa que ele queria era ver seu casamento se desmanchar por sua falta de atenção aos detalhes.
O que eu mais gostei nesta história, foi como Nicholas Sparks é delicado com suas obras. O casamento é uma continuação de Diário de uma paixão, meu primeiro contato com seus livros. Ver os filhos de Noah e Allie crescidos, relembrando a paixão desse casal, e ver como um amor pode ser eterno foi maravilhoso.
Esta obra foi feita para você se deliciar. Sem grandes emoções e surtos, apenas com o objetivo de aquecer o coração e derramar algumas lágrimas. Com certeza, ele entrou para a lista de meus livros favoritos.
É muito doloroso pensar que sua mulher talvez não o ame mais, e nessa noite (…) passei horas sentado no sofá me perguntando como a situação tinha chegado a esse ponto.
Casamento é compromisso, é fazer algo pela outra pessoa mesmo que não se queira fazer.
Acima de tudo aprendi que é possível que duas pessoas se apaixonem outra vez, mesmo quando existe entre elas uma vida inteira de decepções.
Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, por constante dedicação às coisas que um faz pelo outro diariamente.
Deixe um comentário para motivar a autora
Cancelar resposta?